UX: Um dos termos mais citados no mundo do Marketing

User Experience, ou UX, tem sido um dos termos mais citados no mundo do Marketing e na esfera corporativa como um todo. Ele trata de como os usuários interagem com o produto ou serviço de uma empresa, bem como com seus canais durante sua  jornada de compra.

Temos um conceito muito acadêmico aqui, certo? Mas, como sabemos, a prática envolve alguns ajustes e customizações, principalmente quando se considera os diferentes nichos de mercado.

Consequentemente, isso requer um aprofundamento do conceito, entendendo sua importância e até mesmo conhecendo as tendências esperadas nos próximos anos.

Pensando nas informações essenciais que você precisa para aplicar essas ideias ao seu negócio, organizamos este conteúdo da seguinte forma:

O que significa experiência do usuário?

User Experience (UX) é sobre  como as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja no mundo online ou físico.

Isso inclui o relacionamento com os  canais da empresa , a navegação em seu site, o recebimento do produto e até a possibilidade de acionar ações de pós-venda.

Aqui vale reforçar um fato importante: toda empresa oferece um UX para seus clientes — a diferença é se ele é relevante ou não.

Ou seja, se o site de uma empresa não for responsivo, se demorar muito para carregar as informações ou se o processo de compra for burocrático e confuso, o cliente está vivenciando uma UX que preferiria esquecer – e provavelmente o fará.

Mas se encontrarem um site customizado com suas últimas buscas, com as informações que precisam na primeira tela, e que ofereça soluções de compras rápidas e sem cadastro extenso, terão uma User Experience muito mais satisfatória.

Outro ponto fundamental que ajuda a levar esse conceito para diferentes segmentos de mercado é entender o usuário e a  experiência separadamente.

Ao fazer essa análise individual, é possível mapear as características e necessidades do usuário e então aplicar essas informações para criar uma experiência que  atenda e supere suas expectativas.

Qual a importância do UX?

A percepção do usuário é a chave para o sucesso. Em uma escala de relevância, eles podem avaliar se um site ou produto é útil, tem valor diferenciado ou é agradável de usar.

Vejamos um exemplo muito prático: um abacaxi é útil para as pessoas, pois pode ser comido. No entanto, a fruta tem uma casca grossa, cheia de espinhos e difícil de cortar.

Um supermercado que oferece a fruta picada  agregará valor à visão do usuário  – neste caso, o consumidor. Para isso, aumentará o valor do produto, uma vez que também precisa investir em outros recursos, como sua mão de obra.

Além disso, oferecer hortelã, raspas de limão e outros acompanhamentos ao lado da barraca de abacaxi mudará a experiência e, portanto, a percepção do consumidor sobre o consumo do produto.

O mesmo acontece com os sites, canais e  processos oferecidos por uma empresa aos seus clientes . Eles podem ser úteis, agregar valor ou, no mais alto nível, fazer tudo isso e também agregar uma experiência relevante ao usuário que o fidelize e faça com que ele promova o que experimentou.

No mundo do  Marketing Digital  , a UX na estrutura de sites, e-commerce e blogs é  essencial para que o usuário permaneça no domínio por mais tempo e, de fato, consuma os conteúdos , produtos e serviços oferecidos no endereço. Mas quais são suas diretrizes básicas?

Que diretrizes o UX traz?

Alguns especialistas creditam Don Norman, cofundador do Nielsen Norman Group, como o inventor do termo User Experience na década de 1990. Neste vídeo, ele explica o que é UX e quais são suas diretrizes.

Nesta abordagem, UX incorpora todas as interações do usuário final com a empresa, seus produtos, serviços e processos, e considera:

  • os  sentimentos  e emoções provocados nos usuários, uma vez que a experiência é pessoal;
  • o que o canal, produto ou serviço representa na  jornada do usuário  e o contexto em que ele é vivenciado;
  • a  evolução da experiência ao longo do tempo , pois, além de considerar o momento externo, também deve ser relevante ser registrado positivamente na memória do usuário.

A utilização dessas diretrizes nos permite levar a estratégia de User Experience para diversas áreas de negócios em diferentes segmentos e, principalmente, colocar o usuário e o cliente no centro das ações.

Você percebe que UX é um conceito de posicionamento centrado no cliente? Então, como aplicar essas diretrizes e conceitos no site de negócios para causar todos esses efeitos listados?

Como você aplica UX ao seu site?

Para criar uma estratégia de User Experience eficiente para o site da sua empresa, você precisa pensar em design,  capacidade de resposta móvel , velocidade de upload e outros recursos que interferem na forma como o usuário navega pelo conteúdo personalizado.

Nesse caso,  também precisamos levar em consideração a User Interface (UI) , ou seja, a interface que o usuário vê e com a qual interage. Deve ser simples de navegar, mesmo que haja uma infinidade de códigos complexos e programação por trás dele.

Lista de verificação de experiência do usuário

Para avaliar a experiência do usuário fornecida ao público, uma lista de verificação pode ajudar. Considere se o produto, processo ou site é:

  • útil, atendendo a uma ou mais necessidades do usuário;
  • fácil de usar, sem processos ou barreiras que dificultem o trabalho;
  • acessível em todas as plataformas e idiomas;
  • fácil de encontrar, tendo em conta a sua visibilidade nos motores de busca e também a arquitetura da informação interna;
  • confiável;
  • desejável, valorizando a estética e a experiência atrativa.

Uma boa forma de entender UX em um site é imaginar como seria se a Netflix fosse uma plataforma difícil de navegar se não tivesse as sugestões de conteúdo que consideram suas últimas escolhas e a possibilidade de criar filtros para conteúdo infantil, ou mesmo se não organizasse os filmes por categoria.

Na plataforma Netflix, tanto um usuário iniciante quanto aquele que já é consumidor regular de seus conteúdos podem navegar com facilidade, sem a necessidade de um guia complexo, certo?

Este é um dos pontos de UX no site, que também é seguido por:

  • carregamento rápido:  pois quando o usuário busca informações, ele tem urgência na resposta — caso contrário, pode buscar em outro endereço;
  • escaneabilidade do conteúdo:  garantir que o usuário possa escolher entre ler na ordem proposta ou navegar pelos títulos e informações destacados da forma que preferir;
  • visual atrativo:  que organiza as informações para que os usuários possam se conduzir facilmente de acordo com o progresso;
  • capacidade de resposta:  uma vez que o usuário pode decidir acessar o conteúdo de diferentes dispositivos, como smartphones, desktops ou tablets;
  • conteúdo relevante e objetivo:  sem elementos que tirem o foco do que interessa ao usuário.

Sem uma experiência de usuário satisfatória,  estratégias de SEO , criação do funil de marketing, entre outras ações para otimização de conteúdo, podem ter seus resultados comprometidos, pois o usuário não terá a interação necessária para isso.

Ou seja, a Experiência do Usuário deve fazer parte da  estratégia de Marketing de Conteúdo  do seu site, seja no design ou no que apresenta como informação.

Quais são os motivos para usar a experiência do usuário em seu site?

Com uma User Experience planejada para ser relevante para o visitante do blog, você começará a notar alguns resultados.

Aumento do tráfego orgânico

Os efeitos do UX no site acontecem praticamente em cascata, começando pelo aumento do tráfego orgânico.

Um conteúdo bem estruturado com informações relevantes atrairá mais usuários. Os algoritmos dos buscadores identificarão seus diferenciais e, consequentemente, darão destaque ao site por meio de um melhor ranqueamento, por exemplo.

Aumento do tempo do visitante na página

Com conteúdos que despertam sentimentos positivos, resolvem as dores do cliente, ou até mesmo o surpreendem, como o exemplo do abacaxi, aumenta o  tempo gasto na página  e a  capacidade de nutrir o potencial cliente.

Além de ser um fator de ranqueamento para os buscadores, essa é uma experiência que permite que o cliente absorva mais conteúdo e compre o que está sendo oferecido.

Conversões aumentadas

Se o usuário absorver o conteúdo e se enxergar alinhado aos seus diferenciais, ele decidirá comprar o produto.

Esse resultado é multiplicado por muitos outros potenciais clientes, pois cada um, à sua maneira, passa por essa experiência satisfatória.

Ainda podemos notar outros dois resultados interessantes com o uso de UX.

Uma delas é a economia de recursos; desde a configuração da interface, as ferramentas e o conteúdo do site serão customizados de acordo com o que for relevante para a  buyer persona . Ao mesmo tempo,  a percepção de valor do usuário aumentará.

No final de maio de 2020, o Google anunciou que seu algoritmo seria modificado até 2021 para avaliar métricas focadas na experiência do usuário.

Isso reforça a importância de ter um site rápido, responsivo na versão mobile e ter  conteúdo interativo e relevante  que promova uma experiência de leitura única.

Ou seja, além de focar na estrutura do seu blog ou site de negócios, você também deve considerar toda a experiência, certo? Mais do que nunca, sua empresa deve construir sua estratégia em torno da experiência de conteúdo.